Economia

Missão de Santa Maria vai a São Paulo em busca de parcerias com fábricas de aviões, blindados e a Aeronáutica

Deni Zolin


Foto: Lucas Amorelli/

Autoridades de Santa Maria e região, pesquisadores e coordenadores de cursos da área de tecnologia e engenharia da UFSM e Unifra embarcaram ontem para São Paulo, em uma missão técnica para conhecer centros de pesquisa da Aeronáutica e as fábricas de aviões e blindados Embraer e Avibras. A intenção é estreitar relações, captar ideias para aplicar aqui no desenvolvimento de um polo de tecnologia e, principalmente, fazer novas parcerias para pesquisas entre universidades, os fabricantes e a Aeronáutica. 

Entre os integrantes da missão, estão o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, o reitor da UFSM, Paulo Burmann, o vice-reitor, Luciano Schuch, o presidente da AM-Centro, Tiago Gorski Lacerda, o presidente da Cacism, Rodrigo Decimo, o presidente do Conselho Superior da Agência de Desenvolvimento (Adesm), Carlos Costabeber, e coordenadores de cursos das áreas de engenharia e tecnologia da UFSM e da Unifra.

A lista dos 77 aprovados em concurso convocados pela prefeitura de Santa Maria

Atualmente, a Federal já tem um grupo de pesquisadores que está desenvolvendo, em parceria com o Exército, um simulador do lançador de foguetes Astros 2020, que deve ser entregue em 2019 e reduzir os custos com treinamentos de militares. Já no curso de Acústica, há pesquisas de acústica para aviões em parceria com a Embraer. Com a visita às duas fábricas e a unidades de pesquisa da Aeronáutica no interior de São Paulo, a intenção é fazer uma rede de contatos, buscar aproximação e ver casos potenciais em que será possível fazer parcerias para pesquisas conjuntas na universidade.

- O objetivo é fazer outros convênios com a Força Aérea. Nós esperamos, com certeza, estreitar as relações e as parcerias com as instituições que visitaremos. E isso é fundamental justamente neste momento em que a universidade busca ampliar todo esse horizonte de parcerias, que visam primeiro contribuir para a melhor formação de nossos estudos e, segundo e não menos importante, desenvolver tecnologia que contribuam para o desenvolvimento local, regional e nacional. Esse é um dos preceitos básicos de que a universidade não pode se afastar. Essa visita é uma oportunidade excepcional, que temos de explorar ao máximo, visto que um dos focos desse processo é dar mais alguns passos em direção a um polo de desenvolvimento aeroespacial em Santa Maria e na região - disse Burmann.

Suspeito de estupro é preso em Santa Maria

A missão, organizada pela Agência de Desenvolvimento de Santa Maria e pelo Comando da Aeronáutica, será conduzida pelo comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Nivaldo Rossato, incluirá visita técnica à fábrica de aeronaves Embraer, para conhecer o novo avião cargueiro KC-390 da Força Aérea, à Academia da Força Aérea, ao Departamento de Ciência e Tecnologia da FAB e à Avibras, que fabrica blindados e lança-foguetes Astros 2020.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Facebook admite que coleta dados de quem não tem conta na rede social Anterior

Facebook admite que coleta dados de quem não tem conta na rede social

Próximo

Missão de Santa Maria visitará fábricas de tecnologia e defesa em São Paulo

Economia